top of page

Para Contratantes e Imprensa

Claudia Amorim

CLAUDIA AMORIM E AS MULHERES DO BRASIL

WhatsApp Image 2023-07-04 at 16.13.22.jpeg

Com mais de 20 anos de carreira solo, Claudia Amorim já viveu na pele a desigualdade de gênero presente no mercado musical. Observando a sua própria trajetória e a de suas colegas mulheres, entendeu a importância de ressaltar a presença feminina na MPB. Historicamente, as intérpretes foram alvo de preconceito e de sexualização, obstáculos que impediram muitas de seguir na carreira artística. Outras perseveraram, mesmo fazendo grandes sacrifícios. 

Pensando nisso, o show “As Mulheres do Brasil”, exibido pela primeira vez no dia 24 de março/2021 no YouTube de Claudia Amorim, direto do palco do Imperator - Centro Cultural João Nogueira, no Rio de Janeiro, busca fazer jus ao legado de grandes artistas da música popular brasileira. Claudia também foi aprovada no edital Festival Cores do Amanhã, da SECERJ com este mesmo espetáculo em formato pockt apresentado nas praias de Copacabana e Ipanema no RJ.

Realizou este show no Teatro Prudential no Rio de Janeiro a convite da curadoria do teatro.

 

De acordo com dados divulgados pela União Brasileira dos Compositores, as mulheres correspondem a uma parcela bem pequena desta categoria, em torno de 10%.  Sendo assim, Claudia vislumbrou um show com um repertório 100% de composição feminina. Para tal, montou uma equipe seguindo nessa mesma linha: 95% composta por mulheres, inclusive nas posições mais técnicas, e que conta com todas as instrumentistas também do sexo feminino. 

As canções possuem um recorte que vai da década de 1950, com Dolores Duran, até os dias atuais, demonstrando a grandeza e a diversidade das autoras dentro do cancioneiro popular. Depois de uma vasta pesquisa de repertório, grandes e renomadas compositoras foram escolhidas assim como novas autoras.

 O show “As Mulheres do Brasil” pretende dar foco à produção musical feminina no Brasil, destacando a diversidade e grandeza de suas compositoras.

 Pode ser visto na íntegra no Canal Oficial Claudia Amorim no YouTube, por meio do link 

https://youtu.be/BUzycTm9jgw

Este projeto foi finalista do premio profissionais da musica 2023

CLAUDIA AMORIM E
AS
CORES DO BRASIL

Este é o nome do novo espetáculo da cantora carioca Claudia Amorim. Baseado em seu cd SEDE, menção honrosa como um dos 100 melhores álbuns do ano de 2012 e pré-selecionado ao Prêmio da Música Brasileira 2013, reúne também outras canções de novos shows e projetos realizados pela cantora nos últimos anos. 

A escolha do nome do espetáculo se refere ao Brasil da diversidade, representado por canções com ritmos afro-brasileiros e caribenhos marcantes e variados e uma equipe com um time de todos as raças, orientações sexuais, credos e idades.

 Este show, e suas nuances sonoras, assim como uma paleta de tintas coloridas, forma um conjunto de músicas com gêneros e ritmos tão diversos quanto representativos como a bossa-nova, o afro-samba, o samba, o baião, o maracatu, o xote, o afoxé, o pop urbano e as baladas românticas do universo buarquiano e jobiniano.

WhatsApp Image 2023-07-04 at 16.17.39.jpeg

As Cores do Brasil é um show alegre, com canções conhecidíssimas e enorme empatia, arranjos exclusivos, produzido, roteirizado, dirigido, tocado e cantando por mulheres em sua maioria. Com isso, o projeto visa dar foco à mão de obra feminina na cena musical e luz sobre a questão da mulher na música. 95% dos profissionais da equipe de Claudia são mulheres.

Para o caso de específicos contratantes o repertorio poderá sofrer adequações ou alterações, assim como o formato da banda que originalmente acompanha Cláudia com violão, duas percussões, baixo e teclado.

No repertório, Baden Powel, Tom Jobim, Chico Buarque, Dominguinhos e Anastácia, Geraldo Azevedo, Vander Lee, Fatima Guedes, Joyce Moreno, Rita Lee, Dolores Duran, Pitty, Vinicius de Moraes, Criolo, além de novos compositores, como Mauro Aguiar e Mário Séve, Marco Jabu, Ilessi, Simone Guimarães, Délia Fischer, Thiago Ammud, Zeca Costa, e outros. Um dos momentos especiais do roteiro fica por conta da música cubana Te Doy uma Cancion de Silvio Rodriguez.

A versão audiovisual com sete músicas deste show, uma Live Session gravada ao vivo em São Paulo, estreou no Youtube da cantora, em fevereiro, com vídeo de “Não Existe Amor em SP” de Criolo, e “Tenho Sede” de Anastácia e Dominguinhos no Dia Internacional da Mulher. A cada mês um vídeo novo foi lançado com um making of da gravação da Live Session. Os vídeos são um pedacinho do espetáculo e podem ser conferidos no YouTube da cantora. 

Equipe Claudia Amorim

Entre em contato

Obrigado(a)

+55 (21) 99811-5893

Paula Goja

+55 (21) 98188-0866

Inscreva-se no Youtube

  • Youtube
bottom of page